Essa praia fica a cerca de 160km de Fortaleza e é muito semelhante à praia de Pipa, no Rio Grande do Norte: uma vila de pescadores que encantou visitantes europeus e, a partir daí, cresceu e se tornou conhecida. Seus moradores são tanto os pescadores cearenses quanto estrangeiros das mais diversas nacionalidades que se radicaram no lugar. A cidade (como Pipa) cresceu sem maior planejamento, de modo que agora é um labirinto de ruas e ruelas onde, muitas vezes, passa só um carro por vez. Há muitas pousadas e hotéis dos mais diversos tipos, e, nas ruas, a mistura de sotaques é grande. Canoa Quebrada se tornou famosa por seus hippies, que continuam lá, ano após ano. Durante o dia, a cidade é calma e quieta. À noite, se transforma e se enche de vida. Visitamos apenas durante o dia; portanto, não tenho registros da noite.
Chega-se à praia "de cima", ou seja, a estrada e a cidade ficam acima das grandes falésias de arenito que caracterizam a praia. Aqui é a vista que se tem da praia de cima da falésia. O grotão (a vala no centro) é aberto pela chuva, e aumenta a cada ano.
Vista da praia
E abaixo, a escada de descida, muito bem escorada. Devem precisar de escoras novas cada vez que desbarranca mais um pedaço da falésia.Agora a praia, para os dois lados.
E agora a grande sensação de Canoa Quebrada: a enorme escultura em um dos paredões!
De acordo com nosso guia, cada escultura dessas dura entre 2 e 3 meses, quando então tem que ser refeita. De acordo com ele, às vezes fazem a escultura maior, outras vezes fazem menor, e em outras incluem até pessoas, como se estivessem olhando o símbolo ou se divertindo na praia. Este é bastante grande, mas as últimas chuvas fizeram despencar um pedaço do paredão bem ao lado. Não é realmente uma obra de arte das mais duradouras...
Foto seguinte, o quiosque que atende o pessoal da praia. É muito bem equipado, e coberto com palha de carnaúba, como a maioria das construções de praia do Ceará. De acordo com o pessoal, a palha da carnaúba resiste até 7 anos, apesar da maresia - que, aqui, é terrível e destrói tudo!
E, para finalizar, uma de nossas últimas fotos, já de volta ao topo da falésia, mostrando a linha de arrecifes - as pedras no mar. Quando a maré sobe, esses arrecifes desaparecem, e, quando pescadores menos experientes tentavam passar, as canoas batiam nos arrecifes e quebravam. Daí o nome: Canoa Quebrada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário