segunda-feira, 12 de março de 2012

Praia do Futuro


A Praia do Futuro fica em Fortaleza, não muito distante do centro da cidade. E é uma praia única! Nunca tinha visto nada parecido. 

A praia é de areia sem pedras, ondas médias onde se pode tomar um banho tranquilo, embora, lá no fundo, os surfistas consigam pegar uma onda ou outra. No dia em que fomos, havia bastante diferença entre o mar da manhã e o da tarde. De manhã, as ondas estavam mais violentas e o fundo, mais esburacado, obrigando a um tanto de cuidado. De tarde, a maré baixou, o mar foi lá para trás e as ondas mudaram bastante de padrão, mais previsíveis e menos dispostas a dar caldos em alguém. Os buracos se tornaram interessantes piscinas quase no limite da água e encheram de crianças.

Abaixo, uma visão geral da Praia do Futuro
Mas a parte mais interessante não é a praia em si. É a estrutura em torno dela!
Explico. Pedimos sugestões sobre a cidade a um simpático motorista de táxi, e ele, direto, nos indicou a melhor cabana da Praia do Futuro, chamada Crocobeach. Cabana de praia? Ok, boa ideia. Aí, ele disse que a cabana tem capacidade para atender até 3.000 pessoas! Não é bem minha ideia de cabana.
Aqui, cabana é uma tremenda estrutura na beira do mar. Tem diversas na orla da Praia do Futuro, tomando praticamente toda sua extensão. A Crocobeach é a maior. Lá tem salão para shows, coberto; banheiros, fraldário, a estrutura de apoio completa. Tem piscina pra quem preferir não ir para o mar, e tem sauna (!), onde se entra a partir da piscina, mergulhando. Tem um megarestaurante com um buffet maravilhoso a quilo. Tem loja de conveniência, banco 24h e terminais de computador com internet. Tem (!!!!) salão de beleza com manicure, cabeleireira e tudo mais, inclusive massagistas. Em diversos dias, tem shows típicos ou com humoristas, tem música ambiente em toda a área, enfim, é uma "cabana" muito diferente!

Na foto seguinte, uma parte do jardim de entrada.
Neste lago tem carpas, chafariz, e uma charmosa ponte que a gente atravessa para entrar na área da cabana.

Mas a parte mais movimentada da cabana é a praia. Toda a área de praia é sombreada por coqueiros e cheia de quiosques rústicos. 
Como chegamos bem cedo, pegamos o lugar bem vazio ainda:
Olha só a quantidade de mesas! Na metade da manhã, está tudo cheio (a caixinha presa ao poste é chaveada; dá pra tomar banho de mar sem se preocupar com carteira, documentos e máquinas fotográficas).

Visto do mar é assim, uma mistura de quiosques e coqueiros:
Além do restaurante, tem o atendimento dos garçons nas mesas, com bebidas, pratos quentes e frios, enfim, tudo que é necessário para se passar lá o dia todo. Se quiser chegar com seu piquenique embaixo do braço, sem problemas. Pode ficar lá usando seu quiosque e sua mesa, porque não é uma praia privada. 

Mas a parte interessante MEEESMO é o shopping ambulante! Gente, se quiser chegar lá de jeans, camiseta e tênis, em menos de vinte minutos está fardado de praia! Os ambulantes passam vendendo biquínis, calções, chinelos, chapéus, cangas, vestidos, protetor solar, camisetas, bonés, o que imaginar! Anotamos o que passou pra ser vendido enquanto estávamos lá, e deu quase 50 itens! Tem de tudo. Nas comidas, passou castanha, camarão, lagosta (!), queijo, ostra, doces, bebidas. Tem bijoux de todos os tipos e qualidades (contei como um item só), tem brinquedos de praia para as crianças, boias, até piscinas pequenas para quem não quer deixar os pimpolhos entrarem no mar. Eles vendem toalhas bordadas ou de renda, redes, DVDs, artesanatos diversos, tapetes, conchas... E ainda tem caricaturistas que fazem o desenho na hora, repentistas com violões e pessoal que faz tatuagens temporárias! É uma diversão à parte!

Resumindo, passamos um dia excelente na praia. Encerramos a tarde pedindo um prato de frutas. Olha só que beleza!

Amanhã, vamos conhecer Canoa Quebrada e a praia do Morro Branco!


Nenhum comentário:

Postar um comentário