Praia do Morro Branco - simplesmente fantástica!!! Parece que a gente está chegando em outro mundo!!!
Muitos programas da Globo foram filmados aqui, assim como filmes e novelas. Vendo o lugar, não é difícil entender o motivo! Como disse nosso guia, cada olhar é um flash da máquina fotográfica. Dá vontade de fotografar tudo! Cada ângulo é diferente e inesperado, cada volta revela uma escultura nova, não dá pra explicar o lugar!
Enfim, a praia chama de Morro Branco por causa de suas falésias brancas. Esta é uma de suas primeiras apresentações, quando a gente está chegando de buggy.
Aliás, de acordo com nosso guia, o povo daqui é que chama de falésias. Na verdade, o nome geologicamente correto é bossoroca, ou seja, terras degradadas. Essas bossorocas/falésias coloridas não são verdadeiras rochas, mas sim areia extremamente compactada. As cores indicam quais minerais estão misturados à areia. A linha vermelha, por exemplo, indica a presença de ferro que, em contato com o ar, toma esta cor "enferrujada".
E, nessa foto, a entrada da parte mais famosa da praia: o labirinto! São formações de arenito com muitas passagens entre elas, mas só uma tem saída. Não vá sem guia!
Uma vista lá de dentro. Essas formações da entrada têm cerca de 23 metros de altura!
Aqui, tiramos a foto empoleirados numa das laterais, onde subimos por uma rampa de areia. Observe que tem uma pessoa passando lá do outro lado. Serve pra dar uma ideia do tamanho disso!
O canion de novo, já mais para dentro. Conforme a gente avança, a areia vai subindo e levando a gente cada vez mais alto, de modo que as formações vão, também, ficando cada vez mais baixas.
E, quando a gente chega no final do canion, esta é a vista que se tem do mar, lá adiante. É muito lindo!
Outra vista lá de cima, esta mais lateral.
Foto pegando as falésias, o mar e a praia feita de areia branca. Para o meu gosto, uma das fotos mais bonitas do passeio!
A praia, com falésias a perder de vista!
Seguindo pela praia, continuam as falésias, cada uma com uma cor e uma aparência diferente. São fantásticas! A gente mal tem tempo de fotografar porque, se for parar para fotografar tudo que é bonito, não sai do lugar!
Seguimos pela praia, sempre encontrando vistas mais surpreendentes.
E aqui, algo que acontece muito nesses paredões de arenito: olhos d'água bem potentes que formam verdadeiros riachinhos. A praia seguinte a essa é a Praia das Fontes, exatamente por causa dessa água que brota ao longo de todo esse pedaço da costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário