quarta-feira, 14 de março de 2012

Praia das Fontes



A Praia das Fontes é continuação da praia do Morro Branco. A diferença é que, na praia das Fontes, as falésias estão mais desgastadas e são mais baixas... e, como o nome diz, a água aumenta aos montes! A quantidade de nascentes é fora do comum, todas elas de água absolutamente doce e deliciosa. Nem parece que tem mar bem ali pertinho! As fontes brotam de fendas nas falésias e, em muitos locais, o pessoal represou para fazer chuveiros naturais como esses aí.
Não se engane: a água cai de mais de quase três metros de altura, e a gente toma um banho sensacional! É uma verdadeira massagem de água. Ficamos um tempão no "chuveiro", porque é uma delícia! Aliás, na volta do passeio, tomamos mais um banho nessas fontes.


Mais adiante, encontramos essa piscina abaixo. A mureta foi construída por um empresário que pretendia fazer um empreendimento imobiliário no local, mas foi embargado pela prefeitura. A piscina, que é enchida pelas nascentes do lugar, ficou, e é maravilhosa.


A paisagem alienígena se estende por vários quilômetros. Aqui, parece um monte de picos de merengue em cima de um bolo!


E mais adiante chegamos a outro ponto importante da praia: uma gruta escavada pelo mar na falésia. Tem uma abertura para o mar, na frente, e uma abertura para cima, que deixa entrar o Sol. A gruta muda a cada maré, esvaziando ou enchendo de areia conforme as ondas. De acordo com nosso guia, ela nunca é igual. Essa é uma vista de dentro pra fora da gruta, onde a entrada da gruta emoldura o mar. 


Aqui é outra gruta se formando, logo depois da primeira. Tamanho? Dois metros e meio, três de altura, e um metro e meio de profundidade, e está aumentando rápido.


Seguimos adiante, continuando com paisagens de outro mundo. Vai me dizer que isso aí não parece um disco voador! A água na frente é foz (!) da lagoa de Uruau, despejando seu excesso de água no mar.


Tudo isso é água da lagoa.


Aqui, o lado esquerdo da lagoa. Aquelas dunas ao fundo são enormes, e a vegetação cerca o restante. Nos outros dias, a lagoa fica com muitos turistas, mas no dia em que fomos estava vazia.


Lagoa para o outro lado. Linda! A água é clara, morna e muito limpa. De acordo com o pessoal daqui, a maior parte da água vem das nascentes, é o que mantém a lagoa o ano todo. Agora estava com bastante saída de água para o mar por causa da chuva.


Depois da visita à lagoa, fomos para as dunas. Como se pode ver pelo chão intocado, éramos os únicos ali também. É um verdadeiro mar de areia.


Com belos oásis entre as dunas! É realmente muito lindo estar no topo de uma duna, só vendo areia a toda volta, e de repente se abre uma visão como esta.


Andamos mais um bocado pelas dunas, fizemos uma boa descida bem íngreme daquelas de se segurar bem firme, e finalmente retornamos à praia para um almoço muito tardio na beira do mar. Essa era nossa paisagem. Nada má, não?





2 comentários: